
Argila Medicinal.
O que é argila e sua classificação?
São rochas sedimentares constituídas por inúmeros minerais e em diferentes proporções e estão associadas aos óxidos (composto binário de óxigênio e outro elemento) que lhes conferem várias tonalidades. Apresenta-se com um aspecto terroso e com granulações finas.
As argilas são classificadas em primárias e secundárias.
Primárias: são originadas da decomposição do solo devido a ações físico-químicas do ambiente natural ao longo dos anos. Normalmente, possui um aspecto terroso e com granulações finas como se houvesse passado por um processo de moagem.
Secundárias: são decorrentes da sedimentação de partículas transportadas pelas chuvas e pelos ventos, possui a aparência de lama ou tem um aspecto mais pastoso.
Minerais encontrados e sua função nas argilas:
Alumínio: é anti-inflamatório e cicratizante. Tonifica a pele. É, também, bactericida.
Cálcio: atua prevenindo e combatendo a flacidez da pele.
Enxofre: Combate parasitas, micróbios, fungos, micoses, fortalece os tecidos. Atua como um desinflamatório. Tem insulina.
Ferro: tem ação sedativa do sistema nervoso. É eficaz na respiração celular e na transferência de elétrons, atua também nas dermatoses. Quando a pele apresenta deficiência desse mineral, ele fica seca, com falta de elasticidade e epiderme fina.
Magnésio: sua deficiência casua tiques nervosos, afeta o tecido renal e provoca arritmias cardíacas. É um excelente relaxante dos músculos e dos nervos. Fixa os íons de potássio e do cálcio, mantém a pele hidratada. Além de manter e fixar o colágeno, é o responsável por mais de 300 processos no metabolismo.
Manganês: é antialérgico, anti-infeccioso, cicratizante. Fortalece o sistema imunológico. É biocatalisador, cumprindo ação determinante na biosíntese do colágeno.
Potássio: estimula a função renal e mantém a hidratação da pele.
Silício: principal componente do coláleno. Está presente nos ossos, na parede dos vasos sanguíneos. Atua no tom da pele. É hidratente além de combater inflamações. É cicatrizante, combate a flacidez, promove a elasticidade, revigora os cabelos. Enfim, é fundamental para a reconstituição dos tecidos cutâneos e para a defesa do tecido conjuntivo. A presença desse mineral na bentonita é três vezes maior do que nas argilas terrosas.
Sódio: regula o ph, retira as substâncias consideradas venenos para o corpoe, também, aumenta a circulação sanguínea.
Titânio: aumenta a resistência imunológica. Funciona como rejuvenescedor.
Benefícios das argilas:
Elas são desinflamantes, refrescantes, analgésicas, cicatrizantes, descongestionantes, desintoxicantes, antibióticas, bactericidas, calmantes, antissépticas, emolientes e fortalecem os órgãos internos. Eliminam as células danificadas, mortas e fortalecem as que estão por vir. Acabam com os parasitas e micróbios patogênicos (causadores de doenças). Podem ser utilizadas em quaisquer tipo de lesões, debilidades dos ossos e músculos. Purificam e revitalizam o sangue.


