
Para uso externo - como preparar, aplicar e remover:
Preparo: em um recipiente de vidro (tigela, copo, xícara, ou qualquer outro recipiente), coloque a quantidade de argila que deseja prepar. Depois, lentamente, vá adicionando a água ou o líquido indicado, mexendo com um pincel (da largura de um dedo), uma espátula ou uma colher de madeira, até formar uma pasa homogênea e cremosa (semelhante à consistência do leite condensado, gel ou iogurte) que denomino lama argilosa ou pasta.
Observações:
-
Se colocar a parte líquida em demasia, a pasta ficará rala e sua fixação na pele se tornará mais difícil, pois ela escorrerá.
-
Sobras: quando houver sobras após a aplicação, evite reutiliza-las, pois, dessa forma, a argila terá perdido grande parte de seu valor terapêutico.
-
Não é aconselhável prepara-la em recipiente de plástico ou metálico.
-
Em alguns casos, após as primeiras aplicações, poderá ocorrer o agravamento do problema. Isso ocorre devido ao processo de desintoxicação e eliminação de substâncias nocivas do corpo que serão expelidas pela pele.
-
Poderá acontecer que, após a remoção da argila, o local fique avermelhado. Isso acontece por haver ocorrido um aumento da circulação periférica. Em pouco tempo, a pele voltará à tonalidade normal.
Aplicar: a pasta ou lama argilosa pronta deverá ser aplicada sobre o local desejado com uma espátula.
Remover: Ela poderá ser removida durante o banho ou, simplesmente, molhando-se o local. Com o auxílio de uma bucha, esfregue, lenta e suavemente, até o desprendimento da argila. Ao removê-la, é aconselhável utilizar luvas descartáveis, pois, dessa forma, evitará o contato com o resíduo que ora é eliminado.
Finalidade do resíduo removido:
O resíduo argiloso removido deverá ser totalmente inutilizado e descartado no lixo. Não entre em contato, de qualquer forma, com ele, pois este estrá totalmente contaminado com toxinas, bactérias, parasitas, etc...
Quando utilizar a parte líquida fria?
Em casos de enfermidades infecciosas e congestivas, desde que haja vermelhidão, dor e calor.
Quando utilizar a parte líquida quente?
Em casos que afetem os pulmões, o fígado, os rins, a coluna vertebral e os ossos. Nesses casos, a parte líquida utilizada para a preparação da pasta deverá estar levemente aquecida ("quebrando" a temperatura fria da água).
Casos de bronquite (se utilizar a parte líquida fria poderá evoluir para uma pneumonia e, no caso de não ser tratada, uma tuberculose).
Casos do fígado (se utilizar a parte líquida fria poderá transformar-se em icterícia).
Casos dos ossos, articulações, coluna vertebral e rins ( se utilizar a parte líquida fria poderá provocar desconforto e outras sensações agravantes).
Contraindicações:
-
Mulheres: não fazer aplicações durante o período menstrual, na gravidez e nos seios durante a período de amamentação.
-
Em aplicações sobre os seios: deixe os mamilos livres.
-
Não faça aplicações sobre os lábios, a boca, os órgãos genitais, diretamente sobre feridas, sobre a glande e os testículos.
-
Caso tenha almoçado ou jantado, faça aplicações três horas depois das refeições.

